Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Ligações por ferry retomadas no Canal da Mancha após passagem de Ciara

As ligações por 'ferry' no Canal da Mancha entre Calais (França) e Dover (Inglaterra) foram hoje retomadas, apesar do mar ainda agitado, depois de terem sido interrompidas no domingo, devido à passagem da tempestade Ciara.

Ligações por ferry retomadas no Canal da Mancha após passagem de Ciara
Notícias ao Minuto

07:53 - 10/02/20 por Lusa

Mundo Tempestade

As ligações por 'ferry' no Canal da Mancha foram interrompidas por causa dos fortes ventos, tanto no lado francês como do lado britânico.

A travessia de barco foi retomada hoje às 05:00 da manhã (04:00 em Lisboa), mas ainda assim alguns 'ferries' tiveram de ser ajudados por rebocadores.

A circulação de comboios regionais, suspensa desde domingo à noite, permanece interrompida em toda a rede do norte de França e a empresa pública SNCF ainda prevê fortes distúrbios durante o dia de hoje.

Os bombeiros da região disseram que foram realizadas mais de mil intervenções na noite de domingo para segunda-feira, principalmente por queda de árvores ou cabos elétricos e telhados arrancados pela força do vento, mas nenhuma vítima mortal foi registada.

Quase 130.000 famílias encontram-se sem eletricidade por causa da tempestade, disse o gerente da rede de distribuição de eletricidade Enedis à agência de notícias France-Presse.

As regiões mais afetadas são a Bretanha, Normandia, Grand Est, Ilha de França e a região centro.

Todo o norte de França permanece sob alerta laranja devido a ventos violentos, segundo as autoridades meteorológicas do país, que observou rajadas até 139 quilómetros/hora em algumas partes do país.

No domingo, aquando da chegada da tempestade Ciara, vários voos foram anulados, as ligações marítimas foram interrompidas entre a França e o Reino Unido e jogos de futebol tiveram de ser adiados, fazendo recear danos, inundações e cortes de eletricidade.

No Reino Unido, o país mais afetado pela tempestade, que provocou fortes chuvas e rajadas de mais de 130 quilómetros por hora, os transportes aéreos, ferroviários e marítimos registaram igualmente perturbações.

Na cidade escocesa de Perth, três pessoas ficaram feridas na queda parcial do telhado de um bar.

Dezenas de voos foram anulados ou atrasados e a British Airways deu a possibilidade aos passageiros, que deveriam chegar ou partir hoje dos aeroportos londrinos, de adiarem o seu voo.

A Network Rail, proprietária da rede ferroviária britânica, aconselhou as pessoas a não se deslocarem de comboio hoje a não ser que fosse "absolutamente necessário" e alertou que o tráfego poderia registar perturbações durante a manhã. Várias companhias ferroviárias decidiram reduzir a frequência e velocidade dos comboios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório