Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Tempestade Ciara ajuda voo da British Airways a bater recorde

O Boeing completou a viagem transatlântica de mais de 5 mil quilómetros em apenas quatro horas e 56 minutos.

Tempestade Ciara ajuda voo da British Airways a bater recorde
Notícias ao Minuto

20:27 - 09/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Aviação

Um avião da British Airways terá feito o voo transatlântico subsónico (ou seja, a uma velocidade inferior à velocidade do som) mais rápido de sempre, entre Nova Iorque e Londres graças à tempestade Ciara. É que os ventos estavam a soprar a favor do Reino Unido, este domingo de manhã, e o piloto conseguiu encurtar em 102 minutos (1h42) o tempo de voo. 

O Boeing 747-436 deveria aterrar no aeroporto de Heathrow em Londres pelas 6h25, mas acabou por chegar às 4h43, tendo feito a viagem de mais de 5 mil quilómetros de distância (3.500 milhas) em apenas quatro horas e 56 minutos.

Este não foi o único voo a beneficiar dos ventos trazidos pela tempestade. Conta a Sky News, que cita o Flightrader24 (site de monitorização de voos em tempo real), que o avião da British Airways foi apenas um minuto mais rápido do que o da Virgin Atlantic, que deveria aterrar pela mesma altura, mas que fez a viagem em quatro horas e 57 minutos.

A companhia aérea conseguiu bater o recorde da Norwegian, que em 2018, cujo Boeing 787-9 Dreamliner conseguiu fazer a viagem de Nova Iorque para o aeroporto de Gatwick em Londres em cinco horas e 13 minutos.

A tempestade Ciara já provocou voos anulados, ligações marítimas interrompidas entre França e o Reino Unido, jogos de futebol adiados e tem feito recear danos, inundações e cortes de eletricidade. No Reino Unido, o país mais afetado pela tempestade, há registo de fortes chuvas e rajadas de mais de 130 quilómetros por hora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório