Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sondagem dá empate entre três principais partidos nas eleições da Irlanda

Os três maiores partidos da Irlanda tiveram resultados praticamente iguais nas eleições legislativas de hoje, um empate técnico revelado por sondagem à boca das urnas, que pode pôr em perigo a continuidade do primeiro-ministro, o democrata cristão Leo Varadkar.

Sondagem dá empate entre três principais partidos nas eleições da Irlanda
Notícias ao Minuto

23:40 - 08/02/20 por Lusa

Mundo Sondagem

Segundo a sondagem à boca das urnas, da televisão pública RTE, o Fine Gael, no poder, recebeu 22,4 % dos votos, o partido republicano do Sinn Féin (antigo braço político do já inativo IRA) obteve 22,3%, e o centrista Fianna Fail, principal força de oposição na passada legislatura, 22,2%.

Devido ao complexo sistema eleitoral irlandês, de transferência de voto, é impossível dizer quem obteve mais lugares, o que se vai saber após a contagem dos votos que começa às 09h de domingo. Os resultados podem demorar vários dias a ser conhecidos.

Pat Leahy, chefe do departamento político do "Irish Times", citado pela agência de notícias France Press, disse que um empate entre três grandes partidos é inédito na Irlanda, um país onde a política é tradicionalmente liderada pelos dois grandes partidos do centro-direita.

"Formar um governo será um exercício muito difícil se os partidos mantiverem as suas posições de antes das eleições", disse.

Nenhum dos grandes partidos admitiu uma coligação com o Sinn Fein, devido ao seu passado de ligação ao IRA, o designado Exército Republicano Irlandês, uma organização paramilitar que se opunha à presença britânica na Irlanda do Norte, autor de numerosos ataques terroristas sangrentos entre os anos 60 e 90.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório