Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Ativista egípcio preso por "pôr em risco segurança nacional"

Um investigador e ativista egípcio de direitos humanos foi preso no Cairo quando regressava a Itália, acusado de "pôr em risco a segurança nacional" e de "espalhar notícias falsas", disseram hoje fontes judiciais e uma Organização Não Governamental (ONG).

Ativista egípcio preso por "pôr em risco segurança nacional"
Notícias ao Minuto

21:21 - 08/02/20 por Lusa

Mundo Egito

Patrick Zaky, 27 anos, estudante na Universidade de Bolonha, em Itália, foi preso na noite de sexta-feira, no aeroporto do Cairo, para uma visita a familiares no Egito.

Num comunicado divulgado hoje, a Iniciativa Egípcia para os Direitos Pessoais (EIPR), uma ONG onde Zaky trabalha, diz que o ativista está a ser interrogado sobre o seu trabalho sobre direitos humanos e que o investigador foi espancado e eletrocutado pelas forças de segurança, pedindo a sua libertação imediata.

Segundo a mesma fonte, em setembro de 2019 foi emitido um mandado de prisão contra Patrick Zaky, enquanto o ativista estava em Itália.

De acordo com fontes judiciais, Patrick Zaky enfrenta acusações de "disseminação de notícias falsas", "incitamento à manifestação sem autorização", "incitamento à queda do estado", "gerência de uma conta em redes sociais destinadas a (...) minar a segurança nacional" e "promoção de atos terroristas", disseram fontes judiciais.

Patrick Zaky ficará detido durante 15 dias para ser interrogado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório