Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Sondagens apontam para derrota do partido de Modi em Nova Deli

Milhões de indianos votaram hoje para escolher o governo local de Nova Deli, escrutínio no qual terá sido derrotado o partido do primeiro-ministro, Narendra Modi, segundo as primeiras sondagens à boca das urnas.

Sondagens apontam para derrota do partido de Modi em Nova Deli
Notícias ao Minuto

18:10 - 08/02/20 por Lusa

Mundo Índia

O Bharatiya Janata Party (BJP -- Partido do Povo Indiano) de Modi ficou em segundo lugar, a grande distância do Aam Aadmi Party (AAP - Partido do Homem Comum) do chefe do governo local cessante, Arvind Kejriwal, de acordo com as mesmas sondagens.

Estimativas com base em nove sondagens dão ao partido de Kejriwal 52 lugares em 70 na assembleia de Nova Deli.

"Estamos a ganhar com uma margem enorme", escreveu na rede social Twitter Manish Sisodia, o "número dois" do governo cessante da capital da Índia.

O ministro do Interior indiano, Amit Shah, que se envolveu energicamente na campanha do BJP destacando o tema da segurança, convocou uma reunião dos membros do partido para hoje à noite.

Kejriwal, um antigo ativista anticorrupção que fundou o AAP em 2012 para "mudar o sistema a partir de dentro", foi um dos primeiros a votar. Estavam inscritos 14 milhões de eleitores.

O líder do AAP pretendia revalidar o sucesso retumbante das eleições de 2015, quando conquistou 67 dos 70 lugares, contra os três do partido nacionalista hindu BJP.

Os subsídios à água, à eletricidade e aos hospitais, além da luta contra a corrupção, são os principais trunfos deste pequeno partido contra o BJP, que acusou o AAP de ter provocado, na capital, os protestos contra políticas do governo central.

Entre estas políticas está a lei da cidadania, aprovada em dezembro e em vigor desde 10 de janeiro, que atribui a cidadania indiana aos refugiados, desde que não sejam muçulmanos.

O diploma provocou manifestações em todo o país -- em alguns bairros de Nova Deli registaram-se protestos durante várias semanas - que causaram cerca de 20 mortos e centenas de detidos.

Os resultados da votação serão anunciados na terça-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório