Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Mais de 14,7 milhões de eleitores escolhem hoje governo de Nova Deli

Mais de 14,7 milhões de eleitores decidem hoje quem governará Nova Deli nos próximos cinco anos, uma disputa na qual o pequeno partido AAP procura repetir a maioria absoluta, contra o partido hindu do primeiro-ministro indiano.

Mais de 14,7 milhões de eleitores escolhem hoje governo de Nova Deli
Notícias ao Minuto

11:52 - 08/02/20 por Lusa

Mundo Nova Deli

As mais de 13.000 assembleias de voto autorizadas abriram às 8h00 locais (02:30 TMG, a mesma hora em Lisboa), registando longas filas desde o início, embora com uma menor participação em relação às eleições de 2015, de acordo com os primeiros dados oficiais.

As urnas encerram às 18:00 locais (12:30 em Lisboa), mas os resultados só serão conhecidos na próxima terça-feira.

O atual chefe do governo da capital indiana, Arvind Kejriwal, um antigo ativista anticorrupção, que fundou o AAP (Aam Aadmi Party, ou o Partido do Homem Comum) em 2012 para "mudar o sistema a partir de dentro", foi um dos primeiros a votar.

"Um apelo especial a todas as mulheres, pois tendes a responsabilidade do lar, a responsabilidade da nação, e Deli está convosco. Deveis ir votar e levar todos os homens da vossa família convosco", apelou Kejriwal no Twitter, antes da abertura das mesas de voto.

O líder do AAP pretende revalidar o sucesso retumbante das eleições de 2015, quando conquistou 67 dos 70 lugares, contra os três do seu adversário, o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP, Partido do Povo Indiano), do primeiro-ministro Narendra Modi.

Os subsídios à água, à eletricidade e aos hospitais, além da luta contra a corrupção, são os principais trunfos deste pequeno partido contra o BJP, que acusou o AAP de ter provocado, na capital, os protestos contra políticas do governo central.

Entre estas políticas está a lei da cidadania, aprovada em dezembro e em vigor desde 10 de janeiro, que atribui a cidadania indiana aos imigrantes ilegais do Afeganistão, Paquistão e Bangladesh que chegaram à Índia antes de 2015 e professam as religiões hindu, cristãs, budista, sikh, parse e o jainismo, excluindo os muçulmanos.

O diploma provocou manifestações em todo o país, que causaram cerca de 20 mortos e centenas de detidos.

Para assegurar o desenrolar pacífico das eleições, cerca de 90.000 elementos das forças de segurança foram destacados para a capital indiana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório