Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Turquia envia reforços para província de Idlib

A Turquia enviou novos reforços militares para os seus postos de observação na província de Idlib (noroeste da Síria), onde as forças do regime progridem apesar dos repetidos alertas de Ancara, indicaram hoje alguns media.

Turquia envia reforços para província de Idlib
Notícias ao Minuto

12:54 - 07/02/20 por Lusa

Mundo Síria

Uma caravana de 150 veículos militares transportando equipamento e tropas passou a fronteira turco-síria em direção a Idlib para onde Ancara tem vindo a encaminhar reforços há vários dias, disse a agência estatal Anadolu.

O envio de reforços ocorre quando as forças pró-governamentais da Síria estarão a ocupar a cidade de Saraqeb, no leste de Idlib.

Em Ancara, uma fonte da segurança afirmou que os postos de observação turcos no setor de Saraqeb são "capazes de se defender" em caso de ataque do regime de Bashar al-Assad.

Mais de metade da província de Idlib e algumas zonas das províncias vizinhas de Alepo, Hama e Latákia são dominadas pelos 'jihadistas' do Hayat Tahrir al-Sham (HTS, ex-ramo sírio da Al-Qaida), abrigando também grupos rebeldes, alguns dos quais apoiados por Ancara.

Os militares turcos estão destacados em algumas áreas dos insurgentes com postos de observação criados para vigiar um cessar-fogo anterior que já não está em vigor.

As forças sírias, com o apoio da aviação russa, intensificaram em dezembro a operação pelo controlo de Idlib e já recuperaram dezenas de localidades, obrigando à fuga de meio milhão de pessoas, segundo a ONU.

No início da semana, num combate inédito entre o exército turco e as forças sírias na província de Idlib foram mortas mais de 20 pessoas dos dois lados e, na quarta-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, fez um ultimato ao seu homólogo sírio, Bashar al-Assad, para que faça recuar as suas tropas no noroeste da Síria.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, já pediu uma "cessação das hostilidades" entre turcos e sírios, evocando uma "mudança extremamente preocupante na natureza do conflito".

Desencadeada em 2011, a guerra na Síria já causou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório