Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Finlândia quer atribuir o mesmo tempo de licença parental a pais e mães

Aino-Kaisa Pekonen, ministra da Saúde e assuntos oficiais finlandesa, refere que o principal objetivo é "facilitar a vida em família".

Finlândia quer atribuir o mesmo tempo de licença parental a pais e mães
Notícias ao Minuto

18:01 - 06/02/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Finlândia

O governo finlandês quer implementar o mesmo tempo de licença parental a pais e mães. O anúncio foi feito esta quarta-feira e visa promover a igualdade de género.

"Partilhar responsabilidades parentais vai tornar a vida em família mais fácil e fortalecer a relação com a criança", refere Aino-Kaisa Pekonen, ministra da Saúde e assuntos oficiais finlandesa.

A entrar em vigor tal medida, a licença parental subsidiada aumenta para mais de 14 meses, o que resulta num total de 164 dias para mães e pais.

A licença de maternidade na Finlândia é atualmente de 4,2 meses para as mães e 2,2 meses para os pais. O casal tem ainda direito a mais seis meses de licença que podem ser partilhados.

Com a nova legislação, cada progenitor teria direito a 6,6 meses de licença paternal. As mulheres grávidas teriam ainda um mês adicional - considerado "licença de gravidez". Cada progenitor teria a possibilidade de transferir 69 dias da sua licença para o outro. Um pai solteiro poderá usufruir de ambas as quotas.

"A reforma visa apoiar todos os tipos de família e assegurar oportunidades iguais para a criança, independentemente do tipo de família", lê-se no comunicado. A ministra finlandesa acrescenta ainda que "mesmo em termos de definição, a legislação será modernizada e a sua linguagem será neutra em termos de género e aplicável a todas a famílias".

"A reforma radical dos benefícios familiares" dá prioridade ao bem-estar das crianças, disse Aino-Kaisa Pekonen, em conferência de imprensa, em Helsínquia.

Leia Também: Finlândia vai ter semana de quatro dias de trabalho? Para já, não

Recomendados para si

;
Campo obrigatório