Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Ministro das Finanças escocês demite-se após polémica com adolescente

O governante terá enviado centenas de mensagens a um rapaz de 16 anos.

Ministro das Finanças escocês demite-se após polémica com adolescente
Notícias ao Minuto

08:40 - 06/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Escócia

O ministro das Finanças escocês Derek Mackay demitiu-se do governo esta quinta-feira na sequência de acusações de que teria enviado centenas de mensagens online a um jovem de 16 anos.

Segundo o Scottish Sun, Derek Mackay fez amizade com o adolescente nas redes sociais e mandou-lhe um total de 270 mensagens no Facebook e no Instagram.

O governante anunciou a sua saída com efeito imediato assim que o jornal publicou excertos da troca de mensagens entre os dois, onde terá alegadamente dito que o jovem era "muito giro".

O jornal revela que Derek Mackay bombardeou o menor com mensagens durante os últimos anos e tentou combinar encontros, a jogos de rugby e jantares, mesmo depois de saber a sua idade.

Em comunicado, citado pela Sky News, o membro do Partido Nacional Escocês (SNP) assumiu "total responsabilidade" pelos seus atos e admitiu que se comportou de forma "inconsequente". "Lamento ao indivíduo envolvido e à sua família", acrescentou.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, disse que o ministro tinha dado "um contributo significativo para o governo", mas que o seu comportamento tinha "falhado em cumprir os princípios esperados".

Apresentado como favorito à sucessão e Nicola Sturgeon, Mackay revelou a sua homossexualidade em 2013, quando se separou da mulher, com quem tem dois filhos. Esta polémica surge horas antes de Mackay revelar o orçamento do estado de 2020 para o governo escocês durante o dia de hoje.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório