Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Governo brasileiro prevê repatriar 34 cidadãos de Wuhan

Inicialmente, estava previsto regressarem ao Brasil 29 cidadãos.

Governo brasileiro prevê repatriar 34 cidadãos de Wuhan
Notícias ao Minuto

23:29 - 05/02/20 por Noticias ao Minuto

Mundo Coronavírus

Afinal, o Governo brasileiro prevê repatriar 34 pessoas que estão na região de Wuhan, foco do surto do novo coronavírus na China, avançou, esta quarta-feira, a Globo. 

No entanto, o órgão de comunicação social ressalva que este número poderá ainda aumentar. 

Inicialmente, estava previsto o regresso de 29 brasileiros. Contudo, desistências e novos interessados terão mudado o total de repatriados. 

É de recordar que, inicialmente, o Executivo brasileiro anunciou que não iria ajudar nenhum cidadão em Wuhan a regressar ao Brasil. Na altura, o chefe de Estado Jair Bolsonaro alegou que não iria colocar em risco as pessoas do seu país "por uma família apenas", numa alusão a um casal e respetivo filho que foram infetados com o vírus. Esta semana, o Governo mudou de ideias e anunciou que o Brasil estava a criar um plano para repatriar cidadãos brasileiros. 

Esta terça-feira, o ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva, detalhou que vão partir de Brasília com destino à China duas aeronaves que farão o repatriamento de brasileiros que queiram sair do país asiático devido ao novo coronavírus.

Antes de chegar a Wuhan, principal foco do surto da doença, cuja data prevista para aterrar é na madrugada de sexta-feira, os aviões deverão fazer escalas em Fortaleza (Brasil), Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polónia) e noutra cidade da China, cujo nome não foi revelado.

Após a chegada a território brasileiro, o grupo de repatriados será imediatamente encaminhado para a cidade de Anápolis, no estado de Goiás, onde terá lugar o período de quarentena, que durará 18 dias.

A China elevou hoje para 549 mortos vítimas do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoVdetetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório