Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

FBI garante que Rússia está a promover uma guerra de informação nos EUA

O diretor da polícia federal dos EUA (FBI, na sigla em inglês), Chris Wray, afirmou hoje que a Federação Russa está envolvida em uma "guerra de informação" focada na eleição presidencial norte-americana deste ano.

FBI garante que Rússia está a promover uma guerra de informação nos EUA
Notícias ao Minuto

20:27 - 05/02/20 por Lusa

Mundo FBI

Mas Wray ressalvou que o FBI não está a ver esforços continuados dos russos para interferirem na infraestrutura eleitoral norte-americana.

Em declarações à Comissão Judicial da Câmara dos Representantes, o chefe do FBI disse que a Federação Russa, à semelhança do que fez em 2016, está a promover uma campanha oculta nas redes sociais para procurar dividir a opinião pública norte-americana e semear a discórdia.

Este esforço russo pode aumentar neste ano eleitoral, mas salientou que é uma amaça permanente, de algum modo mais difícil de combater do que a pirataria de um sistema eleitoral.

"Ao contrário de um ciberataque a uma infraestrutura eleitoral, este tipo de esforço -- a desinformação -- em um mundo onde temos a Primeira Emenda e acreditamos fortemente na liberdade de expressão, o FBI não se vai tornar uma polícia da verdade e controlar a desinformação em linha", acrescentou.

Os Estados Unidos realizam eleições presidenciais no próximo dia 03 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório