Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Governo de Maduro refuta ameaças de pressão do Presidente dos EUA

O Governo venezuelano denunciou hoje as "opiniões de interferência" feitas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, dizendo que é "ilusória" a sua promessa de esmagar o regime de Nicolas Maduro, feita durante o discurso do Estado da União.

Governo de Maduro refuta ameaças de pressão do Presidente dos EUA
Notícias ao Minuto

19:35 - 05/02/20 por Lusa

Mundo Venezuela

Perante o Congresso dos EUA, na terça-feira (madrugada de quarta-feira em Portugal), Trump referiu-se ao Presidente eleito da Venezuela, Nicolas Maduro, como um "líder ilegítimo, um tirano que trata brutalmente o povo", prometendo "esmagar e quebrar" o seu regime.

Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Jorge Arreaza, reagiu às palavras do Presidente norte-americano, rejeitando os seus propósitos e criticando o tom do seu discurso.

"A República Bolivariana rejeita energicamente e denuncia perante a comunidade internacional as opiniões de interferência feitas por Donald Trump (...) num esforço agonizante para reviver a estratégia de mudanças de governos pela força", disse Jorge Arreaza, num comunicado em nome do seu executivo.

O chefe da diplomacia venezuelana acrescentou que Trump "ofende e desrespeita o povo da Venezuela, fazendo ameaças contra o Governo constitucional, legítimo e democrático do Presidente Nicolas Maduro", descrevendo como "delirante e arrogante" o discurso do Presidente norte-americano.

Trump convidou para a cerimónia no Congresso o autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, apresentando-o como um "herói", que luta contra a "tirania" do regime de Maduro e pedindo-lhe para levar a mensagem de que "todos os americanos estão unidos ao povo venezuelano na sua justa luta pela liberdade", num dos momentos mais aplaudidos da cerimónia do discurso sobre o Estado da União.

Hoje, em resposta a esse momento, o Governo venezuelano disse que Trump conta "com a vergonhosa cumplicidade de quem se dedica a vender a pátria a troco das humilhantes migalhas que lhes atira o seu chefe, o senhor Trump, dependendo do seu estado de alma", numa referência implícita a Juan Guaidó, mas sem mencionar o seu nome.

Donald Trump recebeu hoje Juan Guaidó na Casa Branca, num encontro à porta fechada.

"A visita será uma oportunidade para reafirmar o compromisso dos Estados Unidos ao lado do povo venezuelano e discutir com o Presidente Guaidó formas de promover uma transição democrática na Venezuela", segundo um comunicado do Governo dos EUA.

Donald Trump foi o primeiro líder estrangeiro a reconhecer a legitimidade de Juan Guaidó, após este se ter autoproclamado Presidente interino da Venezuela, em janeiro de 2019, tendo desde então aplicado pesadas sanções económicas ao regime de Maduro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório