Meteorologia

  • 22 JULHO 2024
Tempo
38º
MIN 18º MÁX 38º

Pelo menos 21 mortos e vários desaparecidos em avalanches na Turquia

A maior parte dos desaparecidos é composta por membros das equipas de resgate.

Pelo menos 21 mortos e vários desaparecidos em avalanches na Turquia
Notícias ao Minuto

11:20 - 05/02/20 por Sara Gouveia

Mundo Turquia

Pelo menos 21 pessoas morreram e dezenas ficaram presas depois de duas avanlanches atingirem a Turquia. Dezenas de membros das equipas de resgate estão desaparecidos depois de terem sido atingidos por uma avalanche, esta quarta-feira, no este da Turquia, quando tentavam encontrar outros dois desaparecidos numa avalanche anterior.

Segundo o governador da província de Van, Mehmet Emin Bilmez, citado pela agência Anadolu, 30 operacionais foram resgatados debaixo da neve e hospitalizados. Não se sabe, para já, qual a sua condição de saúde. O mesmo autarca deu conta de que o balanço do número de mortes já subiu para 21.

Os serviços de emergência foram chamados para uma autoestrada perto da cidade rodeada de montanhas de Bahcesehir, depois de uma avalanche ao final do dia de terça-feira. A primeira avalanche enterrou um veículo de limpeza de neve e um autocarro pequeno, matando cinco pessoas e fazendo dois desaparecidos. O condutor do veículo e sete passageiros escaparam com vida.

A segunda avalanche ocorreu esta quarta-feira quando os 300 operacionais procuravam pelos dois desaparecidos.

O nevoeiro e a forte queda de neve que se fazem sentir na zona dificultavam o trabalho dos elementos envolvidos na operação de resgate que acabaram por ser também atingidos por uma avalanche.

[Notícia atualizada às 12h com novo balanço]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório