Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Confrontos no Iraque entre manifestantes anti-poder e apoiantes de Sadr

Manifestantes anti-poder e partidários do líder xiita Moqtada al-Sadr enfrentaram-se hoje, um dia após a morte de um contestatário em confrontos entre os dois campos que dividem agora a revolta nascida em outubro, segundo jornalistas da AFP.

Confrontos no Iraque entre manifestantes anti-poder e apoiantes de Sadr
Notícias ao Minuto

11:56 - 04/02/20 por Lusa

Mundo Iraque

Em Diwaniya (sul), jovens manifestantes antigovernamentais e "sadristas" lutaram antes de serem separados pela polícia, informou um correspondente da agência France-Presse.

Os jovens manifestantes gritaram depois 'slogans' hostis a Moqtada al-Sadr, que numa reviravolta recente decidiu apoiar Mohammed Allawi, o primeiro-ministro designado e rejeitado pela rua por ter sido duas vezes ministro de um sistema que desejam reformar.

Criticaram também as autoridades e o vizinho Irão, acusado pela rua de ingerência em Bagdad.

Diwaniya está paralisada há um mês por um movimento de desobediência civil, como várias cidades no sul do Iraque, e membros das forças de segurança foram enviados hoje para escolas e edifícios públicos para travar os piquetes de greve que os mantêm fechados.

Após quatro meses de revolta, os manifestantes iraquianos estão agora divididos entre os que querem dar uma oportunidade a Allawi, como pede Sadr, e os que se opõem.

Allawi tem até 2 de março para formar um governo e obter a confiança do parlamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório