Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente do Equador: "Só é assédio quando vem de uma pessoa feia"

Presidente do Equador foi obrigado a pedir desculpa depois de declarações polémicas sobre assédio sexual.

Presidente do Equador: "Só é assédio quando vem de uma pessoa feia"

O presidente do Equador, Lenín Moreno, teve que pedir desculpa depois de ter dito, num encontro com empresários, na cidade de Guaiaquil, no passado dia 31 de janeiro, que as mulheres, "às vezes", só se zangam "com as pessoas feias, nos casos de assédio".

"Nós homens estamos constantemente sujeitos ao perigo de que nos acusem de assédio. Eu creio que as mulheres, muitas vezes, fazem bem em denunciar casos de assédio. Está bem que o façam", começa por dizer.

"Mas às vezes vejo que se zangam com as pessoas feias, nos casos de assédio. Ou seja, só é assédio quando vem de uma pessoa feia. Mas se a pessoa for bem apresentada, de acordo com os cânones, não costumam pensar que é necessariamente assédio", continuou.

O governante estava num encontro onde deveria falar sobre investimento privado, mas acabou por fugir um pouco do guião. Pode ver as declarações em causa no vídeo abaixo.

As declarações foram recebidas com duras críticas. Soledad Buendía, uma parlamentar da Aliança PAIS, reagiu através do Twitter, acusando o governante de "justificar e reproduzir a violência contra as mulheres". "Não se pode brincar com o assédio, com a violação, com o feminicídio, com o tráfico, com a exploração sexual, entre outras manifestações de violência", escreveu.

No passado dia 1 de fevereiro, um dia depois de proferir aquelas declarações, Lenín Moreno recorreu também às redes sociais para se desculpar. "No meu comentário sobre o assédio, não tinha intenção de minimizar um assunto tão grave como a violência ou os abusos. Peço desculpa se se entendeu assim. Rejeito a violência contra a mulher em todas as suas formas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório