Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Cooperação Islâmica rejeita plano de Trump para Israel-Palestina

A Organização de Cooperação Islâmica (OIC) rejeita o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para resolver o conflito entre israelitas e palestinianos, anunciou hoje a organização, em comunicado, após uma reunião extraordinária na Arábia Saudita.

Cooperação Islâmica rejeita plano de Trump para Israel-Palestina
Notícias ao Minuto

12:03 - 03/02/20 por Lusa

Mundo OIC

"O plano americano-israelita (...) não responde minimamente às aspirações e aos direitos legítimos do povo palestiniano", criticou a OIC, organização composta por 57 membros, incluindo a Arábia Saudita, o Irão e a Turquia.

A OIC pediu ainda aos seus Estados-membros para não cooperarem com Washington na aplicação deste projeto.

No plano de paz anunciado na terça-feira pelo Presidente dos Estados Unidos, ladeado pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Jerusalém é reconhecida como "capital indivisível" de Israel, concedendo que os palestinianos podem estabelecer a capital do seu futuro Estado nas imediações orientais da cidade.

A proposta já foi rejeitada categoricamente pelas autoridades palestinianas, que não se fizeram representar no anúncio do plano de paz dos EUA, por considerarem que a administração de Trump é parcial na análise do conflito israelo-palestiniano.

Na apresentação do plano, Donald Trump referiu tratar-se de uma "solução realista de dois Estados" e sujeitou o nascimento de um Estado palestiniano a "uma clara rejeição do terrorismo".

O plano exige um congelamento da construção de novos colonatos israelitas, durante quatro anos, para permitir à Palestina consolidar o seu Estado, enquanto decorrem negociações para estabilizar a situação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório