Cooperação Islâmica rejeita plano de Trump para Israel-Palestina

A Organização de Cooperação Islâmica (OIC) rejeita o plano do Presidente norte-americano, Donald Trump, para resolver o conflito entre israelitas e palestinianos, anunciou hoje a organização, em comunicado, após uma reunião extraordinária na Arábia Saudita.

Trump pede que republicamos "não percam tempo com imigração"

© Reuters

Lusa
03/02/2020 12:03 ‧ 03/02/2020 por Lusa

Mundo

OIC

"O plano americano-israelita (...) não responde minimamente às aspirações e aos direitos legítimos do povo palestiniano", criticou a OIC, organização composta por 57 membros, incluindo a Arábia Saudita, o Irão e a Turquia.

A OIC pediu ainda aos seus Estados-membros para não cooperarem com Washington na aplicação deste projeto.

No plano de paz anunciado na terça-feira pelo Presidente dos Estados Unidos, ladeado pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, Jerusalém é reconhecida como "capital indivisível" de Israel, concedendo que os palestinianos podem estabelecer a capital do seu futuro Estado nas imediações orientais da cidade.

A proposta já foi rejeitada categoricamente pelas autoridades palestinianas, que não se fizeram representar no anúncio do plano de paz dos EUA, por considerarem que a administração de Trump é parcial na análise do conflito israelo-palestiniano.

Na apresentação do plano, Donald Trump referiu tratar-se de uma "solução realista de dois Estados" e sujeitou o nascimento de um Estado palestiniano a "uma clara rejeição do terrorismo".

O plano exige um congelamento da construção de novos colonatos israelitas, durante quatro anos, para permitir à Palestina consolidar o seu Estado, enquanto decorrem negociações para estabilizar a situação.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas