Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Ataque armado no Burkina Faso fez 20 mortos

A violência na região do Sahel tem vindo a aumentar nos últimos meses.

Ataque armado no Burkina Faso fez 20 mortos
Notícias ao Minuto

10:15 - 03/02/20 por Fábio Nunes

Mundo Terrorismo

Um grupo de homens armados em motas levou a cabo um ataque na vila de Lamdamol, no Burkina Faso, que provocou a morte a 20 pessoas, de acordo com a AFP. O ataque ocorreu este sábado, uma semana depois de 39 pessoas terem morrido na sequência de outro ataque perpetrado num mercado na província de Soum.

A região do Sahel, que engloba o Burkina Faso, o Mali e o Níger, tem registado um aumento na violência nos últimos meses. Algo que levou o governo francês a anunciar que vai enviar mais 600 soldados para o Sahel, o que vai fazer subir para cinco mil o número de soldados franceses destacados para esta região.

A crise no Sahel começou em 2012 quando uma aliança de separatistas e militantes islâmicos tomaram o controlo do noroeste do Mali. Desde então têm surgido novos grupos armados que se expandiram para o centro do Mali e para o Burkina Faso e o Níger.

No ano passado, o número de vítimas mortais causadas pela violência armada no Sahel foi o mais elevado desde o início do conflito. Mais de quatro mil pessoas foram assassinadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório