Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Retaliação turca matou pelo menos seis soldados sírios em Idleb

Seis soldados do Exército de Damasco morreram na sequência de um ataque turco no noroeste da Síria, indicou hoje a Observatório Sírio dos Direitos do Homem (OSDH).

Retaliação turca matou pelo menos seis soldados sírios em Idleb
Notícias ao Minuto

08:50 - 03/02/20 por Lusa

Mundo OSDH

Pouco antes, a Turquia informava que quatro soldados turcos tinham sido mortos na região de Idleb, na sequência de tiros da artilharia síria, o que levou a um "contra-ataque" de represália.

"As forças turcas dispararam dezenas de foguetes durante um ataque de represália, depois da alvorada, contra as forças do regime da Síria, a sul da cidade de Sarageb", refere o OSDH em comunicado.

"Seis soldados das forças governamentais sírias foram mortos e mais de 20 ficaram feridos", acrescentou a organização não-governamental com sede em Londres e que dispõem de uma vasta rede de informações no terreno.

Por outro lado, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que "entre 30 a 35" soldados sírios foram mortos após a ação militar turca.

A Turquia projetou militares em 12 postos de observação na região de Idleb, no noroeste da Síria, no quadro de um acordo com a Rússia e que tem como objetivo o combate contra os extremistas islâmicos na região.

As forças do regime de Bachar al-Assad, apoiadas por Moscovo, intensificaram nas últimas semanas a ofensiva na província, multiplicando os disparos de morteiros.

"Quatro dos nossos 'irmãos de armas' tombaram como mártires e nove ficaram feridos, após tiros de artilharia das forças governamentais (sírias)", declarou o ministro da Defesa da Turquia, em comunicado.

Ibrahim Kalin, o porta-voz do presidente Erdogan, afirmou que o Exército turco respondeu, advertindo que os culpados (pela morte dos soldados da Turquia) vão ter de "prestar contas".

Após o incidente, o presidente turco pediu à Rússia para "não travar" a ação de retaliação da Turquia.

Grande parte da província de Idleb, assim como as zonas vizinhas como Alepo, Hama e Lattaquié, é dominada pelos extremistas do grupo Hayat Tahrir al Cham, ex-braço armado da Al Qaeda.

Na região estão ainda presentes grupúsculos islâmicos e rebeldes da oposição contra Damasco.

O governo sírio que conta com o apoio da Rússia e do Irão alcançou vitórias contra os extremistas e controla atualmente 70% do território nacional.

Desde o princípio da guerra, em 2011, morreram 380 mil pessoas e milhares de pessoas vivem deslocadas dos locais de residência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório