Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Primeiro caso confirmado de coronavírus na Suécia

Autoridades suecas anunciaram esta sexta-feira o primeiro caso confirmado de coronavírus no país. É uma mulher que visitou a cidade de Wuhan.

Primeiro caso confirmado de coronavírus na Suécia
Notícias ao Minuto

16:27 - 31/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Coronavírus

Foi confirmado o primeiro caso de coronavírus na Suécia, esta sexta-feira. As autoridades de Saúde indicaram que se trata de uma mulher com cerca de 20 anos que aterrou no país no passado dia 24 de janeiro depois de ter visitado a cidade de Wuhan, epicentro do surto viral, no centro da China.

Não é explicado se a paciente é de nacionalidade sueca. Quando aterrou no país não apresentava qualquer sintoma, mas uns dias depois começou a desenvolver uma tosse e contactou as autoridades de Saúde locais.

"É importante reter que casos individuais não é a mesma coisa que uma infeção a espalhar-se pela Suécia. Neste momento, consideramos que o risco é muito baixo, com base nas experiências de outros países", disse Karin Tegmark Wisell, responsável do departamento de microbiologia da direção-geral de Saúde sueca.

A mulher está em isolamento num hospital de Jönköping, na Suécia, mas encontra-se em situação estável.

Suécia é o sexto país europeu a confirmar casos da infeção vírica, depois do Reino Unido, Itália, França, Alemanha e Finlândia.

Sublinhe-se que, nesta altura, de acordo com a imprensa internacional, há registo de mais de 9 mil casos confirmados no território continental da China, incluindo 213 vítimas mortais, conforme avançado pelo último relatório das autoridades de Saúde da província de Hubei.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou esta quinta-feira "uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório