Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ativista de extrema-direita britânica enganada. Foi receber prémio falso

Aquando da entrega do prémio, num ecrã por detrás de Katie Hopkins surgiu a sigla da organização (falsa) que formava um insulto.

Notícias ao Minuto

13:50 - 31/01/20 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

Um jovem youtuber parece ter conseguido enganar a ativista de extrema-direita britânica Katie Hopkins ao convidá-la para receber um prémio... falso. Josh Pieters conta e mostra num vídeo publicado no seu canal do Youtube - que conta com mais de 1,2 milhões de subscritores - que levou a comentadora até Praga para aceitar o reconhecimento na última segunda-feira, 27 de janeiro.

Organizou voos, hotéis e um jantar no hotel Four Seasons, tendo inclusivamente contratado atores para fazerem de membros do seu grupo 'O Coletivo da Cidade do Cabo pela Liberdade de Expressão'. Criou ainda uma página na internet para dar um ar mais autêntico à organização.

Nas imagens da 'cerimónia', Katie pode ser vista a sorrir com Josh em frente a um ecrã onde se podia ler 'Campaign to Unify the Nation Trophy' ('Troféu da Campanha para Unificar a Nação', traduzido livremente). Quando a ativista vai recolher o galardão, a sigla no ecrã por detrás de si altera-se revelando a palavra C.U.N.T. (uma palavra que se refere a um insulto).

Durante o seu discurso de aceitação, a comentadora controversa recorreu ao ódio, troçou de muçulmanos e insultou a ativista climática Greta Thunberg.

Porque é que se deu a este trabalho? Peter diz que "a verdade é que há muito ódio no mundo e pessoas como a Katie Hopkins espalham esse ódio e fazem dinheiro com ele". "E ela pode fazer isso porque tem liberdade de expressão. Mas também eu. Por isso usei-o para combater o ódio que ela espalha ao brincar com o ego dela e fazê-la parecer tola", explicou ainda.

Já no início da semana, a conta de Twitter de Katie Hopkins tinha sido desativada depois de esta violar a política anti-ódio da rede social com alguns dos seus tweets, muitos deles repartilhados por Donald Trump, o presidente norte-americano. 

Veja acima o vídeo do momento de entrega do prémio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório