Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Papa pede a Presidente argentino que seja "mensageiro da paz"

O Papa pediu hoje ao Presidente argentino, Alberto Fernández, que seja um "mensageiro da paz", num encontro que os dois mantiveram no Vaticano e que durou cerca de 45 minutos.

Papa pede a Presidente argentino que seja "mensageiro da paz"
Notícias ao Minuto

13:22 - 31/01/20 por Lusa

Mundo Argentina

Francisco e o chefe de Estado argentino cumprimentaram-se e trocaram algumas palavras na sala do Tronetto e, posteriormente, mantiveram uma reunião privada na Biblioteca. Depois, houve a tradicional troca de presentes e a apresentação da delegação argentina.

O Presidente argentino presenteou o seu compatriota com uma escultura de 'Manuel Negro' - que era a alcunha do escravo Manuel Costa de los Ríos, considerado o primeiro a encontrar a imagem da Virgem de Luján, na Argentina.

Fernández também entregou ao pontífice dois livros sobre os cafés de Buenos Aires, onde Jorge Bergoglio tomava café quando era arcebispo de Buenos Aires, e entregou ainda um tecido feito em tear artesanal por jovens da associação civil Granja Andar e um "calendário inclusivo", também dessa organização.

O Papa presenteou Alberto Fernández com uma escultura de bronze representando uma videira com uvas sobre a qual uma pomba está pousada, onde há ainda uma inscrição: "Sejam mensageiros da paz".

Foi então que o Papa se dirigiu a Alberto Fernández e à sua mulher, Fabiola Yáñez, e disse: "Sejam mensageiros da paz. É isso que eu quero para vós, que sejam mensageiros da paz".

Francisco também presenteou o chefe de Estado argentino com alguns dos documentos escritos durante o seu pontificado.

Fernández pediu ao Papa que fizesse uma dedicatória num dos documentos presenteados, ao que Francisco acedeu, escrevendo uma mensagem.

O Presidente reuniu-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin.

O dia começou com uma missa na cripta do túmulo de São Pedro, na Basílica do Vaticano, para a delegação argentina, realizada pelo arcebispo argentino Marcelo Sánchez Sorondo, na qual pediu "sucesso" para o novo Governo argentino.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório