Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

David Sassoli diz "até breve" a emocionados eurodeputados britânicos

O presidente do Parlamento Europeu (PE), David Sassoli, preferiu hoje dizer somente "até breve" aos deputados britânicos, no dia em que a câmara aprovou definitivamente o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

David Sassoli diz "até breve" a emocionados eurodeputados britânicos
Notícias ao Minuto

18:23 - 29/01/20 por Lusa

Mundo Brexit

"<span class="news_bold">Caros amigos britânicos, um 'addio' (adeus) italiano é uma palavra demasiado definitiva, por isso, junto com os meus colegas, direi apenas 'arrivederci' (até breve)", afirmou o responsável transalpino.

No final do debate e votação, foram vários os representantes britânicos que assinalaram a ocasião, tendo ecoado no hemiciclo a nostálgica canção tradicional do folclore britânico, com origem num poema escocês, "Auld Lang Syne".

"Entristece-me pensar que chegamos a este ponto e que um membro há muito tempo, parceiro e amigo tenha decidido deixar a família da UE. Em nome do PE, quero expressar a nossa profunda admiração e gratidão aos colegas britânicos e à sua contribuição ao longo dos anos. A sua presença enriqueceu a instituição e teremos saudades", disse Sassoli.

Muitos parlamentares deram as mãos e trocaram abraços, alguns deles visivelmente emocionados.

"Obviamente, respeitamos e aceitamos completamente a decisão do povo do Reino Unido e o seu desejo de construir um futuro diferente fora da UE. Continuaremos amigos próximos e parceiros. O que temos em comum, da história e geografia partilhadas aos valores, vai levar-nos a cooperar de forma próxima em quase todas as áreas. Contudo, a relação vai ser diferente, algo inevitável, e, de certa maneira, imprevisível", afirmou ainda o presidente do PE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório