Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Comissão Europeia adota programa para 2020 atento à dupla transição

A Comissão Europeia adotou hoje o seu programa de trabalho para 2020, centrado na dupla transição ecológica e digital, propondo implementar já neste seu primeiro ano de mandato diversas iniciativas para concretizar o Pacto Ecológico Europeu.

Comissão Europeia adota programa para 2020 atento à dupla transição
Notícias ao Minuto

12:38 - 29/01/20 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

A deliberação foi efetuada na reunião semanal do executivo comunitário liderado pela alemã Ursula von der Leyen, em Bruxelas.

"Esta Comissão está empenhada em enfrentar os atuais desafios geracionais, nomeadamente as alterações climáticas, a digitalização e as migrações. Estamos empenhados em apresentar resultados no quadro do Pacto Ecológico Europeu e em melhorar as oportunidades para as empresas e os cidadãos europeus no âmbito da transformação digital. O programa de trabalho ajudará a construir uma União mais ambiciosa", disse Von der Leyen.

Segundo o documento, o Pacto Ecológico Europeu proporciona um roteiro com políticas e medidas para garantir alterações transformadoras necessárias em todos os setores e muitas delas serão implementadas neste primeiro ano em funções da Comissão, formando a maior parte do programa de trabalho.

No centro daquelas iniciativas vai estar a primeira Lei Europeia do Clima, com a meta obrigatória da neutralidade carbónica para 2050, e cuja execução está prevista já para o primeiro trimestre de 2020.

O colégio de comissários comprometeu-se também a propor uma nova ambição europeia na redução de gases com efeito de estufa até 2030, assente na avaliação do impacto e na análise dos planos nacionais de energia e clima, além de continuar a liderar as negociações internacionais para aumentar a ambição dos maiores emissores antes da Conferência Climática das Nações Unidas, este ano, em Glasgow.

Para lá de uma Europa justa, digital e com impacto neutro no clima, a Comissão aprovou outros quatro objetivos para este ano, nomeadamente "uma economia ao serviço das pessoas" (salários mínimos justos e sistema europeu de resseguro de desemprego) e "uma Europa mais forte no mundo" (trabalho com vizinhos de África e Balcãs Ocidentais e esforços para negociações de adesão com Macedónia do Norte e Albânia).

'Promover o modo de vida europeu' (novo pacto de migração e asilo) e "novo impulso para a democracia europeia" (Conferência sobre o Futuro da Europa) são outras das ambições da Comissão Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório