Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Receitas da Bosch caem 1,1% em 2019 para 77,9 mil milhões

A Bosch registou receitas de 77,9 mil milhões de euros no ano passado, uma redução de 1,1% face ao período homólogo, "depois de realizados os ajustes aos efeitos da taxa de câmbio", segundo um comunicado divulgado hoje.

Receitas da Bosch caem 1,1% em 2019 para 77,9 mil milhões
Notícias ao Minuto

12:05 - 29/01/20 por Lusa

Mundo Bosch

Estes resultados, que são ainda preliminares, de acordo com a empresa, mostram que, "apesar da fragilidade económica na indústria automóvel", o grupo Bosch conseguiu manter em 2019 o nível de vendas registado no ano anterior.

Na Europa, "os negócios da Bosch tiveram um desenvolvimento estável", com vendas de 41 mil milhões de euros, "equiparadas ao ano anterior", informou o grupo.

Citado na nota, Volkmar Denner, presidente do Conselho de Administração da empresa, referiu que "uma economia frágil e um acentuado declínio na produção automóvel causaram também algum impacto na Bosch".

"Apesar da situação económica desafiante, continuamos a investir em importantes áreas de crescimento", garantiu o responsável.

Só este ano, a Bosch prevê gastar mais de mil milhões de euros na mobilidade elétrica. "Como líder em inovação, estamos a contribuir para moldar a mudança para a mobilidade alternativa e a aproveitar as oportunidades que isso representa", afirmou Denner.

O grupo revelou ainda que, no ano passado o resultado antes dos juros e impostos (EBIT) foi de cerca de três mil milhões de euros, sem indicar ainda quais os resultados líquidos do exercício.

"O resultado foi afetado pela desaceleração da produção automóvel, principalmente nos mercados-chave chinês e indiano, devido à redução da importância dos motores diesel no setor automóvel, aos elevados custos de reestruturação (principalmente no segmento da mobilidade) e ao aumento dos investimentos iniciais em projetos de importância estratégica", lê-se no mesmo comunicado.

O grupo estima que "a produção automóvel global recue em 2020 pelo terceiro ano consecutivo", prevendo, este ano, "um declínio adicional de 2,6% para cerca de 89 milhões de veículos em todo o mundo - quase 10 milhões de unidades a menos que em 2017", segundo a informação hoje divulgada.

A Bosch "não prevê qualquer aumento na produção automóvel global antes de 2025", indicou o grupo.

As vendas da Bosch Portugal aumentaram 13% em 2018 para 1,7 mil milhões de euros, com a empresa a alcançar valores recordes pelo terceiro ano consecutivo, nessa altura, após investimentos em torno de 111 milhões de euros no país, de acordo com dados divulgados pela empresa em maio do ano passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório