Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

536 pescadores resgatados de bloco de gelo à deriva na Rússia

A operação de resgate durou quase sete horas.

536 pescadores resgatados de bloco de gelo à deriva na Rússia
Notícias ao Minuto

11:25 - 29/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Rússia

Os serviços de emergência russos resgataram 536 pescadores depois de terem ficado presos num bloco de gelo de grandes dimensões que se soltou da ilha de Sakhalin, na Rússia. Segundo as autoridades, cerca de 60 pessoas conseguiram regressar à costa sem ajuda, na terça-feira à noite.

A operação de resgate, refere o ministério de emergências russo em comunicado, envolveu 15 operacionais, 3 barcos e 1 hovercraft, tendo durado quase sete horas. As imagens do incidente mostram grupos de pessoas a usar pequenos pedaços de gelo como embarcações e a tentar remar até à costa, enquanto o bloco de gelo com os restantes pescadores se afastava da costa lentamente à deriva.

Alguns pescadores referiram que no momento em que foram resgatados, o bloco de gelo já estava a 200 metros da costa. Ninguém necessitou de assistência médica.

Esta é a terceira vez numa semana que os serviços de emergência daquela região resgatam pescadores do gelo de massas glaciares à deriva. A 22 de janeiro foram cerca de 300 pescadores resgatados e no passado domingo outros 600.

As autoridades referem que os incidentes são causados porque os pescadores ignoram os alertas de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório