Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Homem descobre que teve ténia no cérebro durante dez anos

O homem tinha crises de dores de cabeça que o faziam vomitar.

Homem descobre que teve ténia no cérebro durante dez anos
Notícias ao Minuto

10:15 - 29/01/20 por Sara Gouveia

Mundo EUA

Um homem cujas dores de cabeça eram tão fortes que o faziam vomitar conseguiu finalmente descobrir a origem do seu problema de saúde - uma ténia que estava alojada no seu cérebro há dez anos.

O caso foi relatado por médicos do Dell Seton Medical Center, no estado norte-americano do Texas, sendo que acreditam que a ténia esteve a crescer lentamente desde que o homem, identificado apenas como Gerardo, a havia contraído depois de comer carne de porco crua há mais de uma década, no México.

Gerardo explicou à NBC que já sentia as dores de cabeça e mal-estar meses antes de ter sido submetido a uma ressonância magnética, após desmaiar enquanto jogava futebol. "Eram muito intensas, muito fortes porque me faziam suar, suar de dor de cabeça, e depois vomitava", descreveu.

O neurocirurgião, Jordan Amandio, de Austin, classificou o caso como "raro e verdadeiramente extraordinário". "Em certas regiões do país, como no Texas ou na California, isto pode ser mais comum. Por isso é algo a que os profissionais de saúde devem estar atentos", acrescentou.

A ténia, que tinha 4 centímetros de comprimento, causou uma infeção no sistema nervoso de Gerardo chamada neurocisticercose. A maior parte das pessoas com estas infeções não tem ou tem apenas leves sintomas.

Depois de uma complexa cirurgia para remover a ténia, Gerardo sentiu-se normal novamente e regressou ao trabalho. Anos antes, também a sua irmã tinha sido diagnosticada com uma ténia no cérebro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório