Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Imagens chocantes denunciam desnutrição de leões no Sudão

As imagens chegam do Sudão e dão conta de leões desnutridos. Já há esforços a serem feitos para salvar estes animais, mas uma das leoas não resistiu e acabou por morrer.

Notícias ao Minuto

07:38 - 29/01/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Leões

Desnutridos e mantidos em gaiolas num parque na capital do Sudão, estes leões têm chamado a atenção da imprensa internacional. Trazemos-lhe agora as fotos captadas pela objetiva da Reuters, que pode ver na galeria, e que evidenciam o estado em que os animais vivem.

As fotos são claras e dão conta do estado de desnutrição destes cinco animais famintos que vivem no Parque Al-Qureshi, em Cartum. A extrema magreza dos leões despertou a atenção mundial e há já esforços para os tentar ajudar.

Como revela o New York Times, foi um cidadão sudanês, Osman Salih, que trouxe a questão a público quando, ao visitar o parque, expôs estes leões cujos ossos se projetam através da pele. Na sua publicação na rede social Facebook, o sudanês revela que as autoridades sugerem que não têm capacidade para cuidar dos animais.

Depois de esta publicação ter chegado a público, acrescenta o meio de comunicação, as autoridades sudanesas, os funcionários do parque e os moradores locais responderam, fornecendo remédios e alimentos necessários com urgência e o caso ganhou projeção, acompanhado da hashtag #SudanAnimalRescue.

Apesar dos esforços, o cidadão sudanês revelou que uma das leoas do parque acabou por morrer na segunda-feira.

A porta-voz da organização de bem-estar animal Four Paws, Katharina Braun, em comunicado citado pelo New York Times, assegurou que o grupo estava "a monitorar de perto" a situação e estava à espera da aprovação das autoridades nacionais para enviar veterinários e especialistas em vida selvagem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório