Meteorologia

  • 30 OUTUBRO 2020
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 25º

Edição

Sismo de magnitude 7,7 nas Caraíbas. Afastado perigo de tsunami

Um sismo de 7,7 no mar das Caraíbas levantou esta terça-feira um alerta de tsunami, que foi afastado pouco depois. O sismo foi sentido até em Miami, nos Estados Unidos.

Sismo de magnitude 7,7 nas Caraíbas. Afastado perigo de tsunami

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) deu conta de um sismo de magnitude 7,7 na escala de Ritcher, com epicentro no mar das Caraíbas, a 125 quilómetros da cidade de Lucea, na Jamaica.

O sismo ocorreu às 14h10 (hora local, 19h10 em Lisboa) desta terça-feira, a uma profundidade de 10 quilómetros e a uma distância equivalente das costas marítimas do sudeste de Cuba (80 km) e do extremo noroeste da Jamaica (125 km).

O USGS deu conta de relatos de pessoas que sentiram o sismo no centro de Miami, nos Estados Unidos, onde alguns edifícios foram evacuados. As autoridades locais anunciaram a criação de centros de resposta ao incidente.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (PTWC) dava indicação de que seria possível a chegada de ondas de até um metro de altura acima do nível da maré nas costas de Belize, Cuba, Honduras, México, Ilhas Caimão e Jamaica. Porém, pouco mais de uma hora depois, o alerta foi levantado, tendo o risco de tsunami diminuído.

Especialistas lembram que este foi um dos sismos mais fortes com registo naquela região.

Não há, para já, informações sobre feridos ou danos em consequência do sismo.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

[Notícia atualizada às 21h39]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório