Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2020
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 22º

Edição

UE envia dois aviões a Wuhan para repatriar franceses

O Mecanismo Europeu de Proteção Civil foi hoje ativado, a pedido de França, para repatriamento dos cidadãos franceses em Wuhan, na China, devido ao novo coronavírus, sendo este o primeiro Estado-membro a avançar com a medida.

UE envia dois aviões a Wuhan para repatriar franceses
Notícias ao Minuto

16:20 - 28/01/20 por Lusa

Mundo França

"À medida que o surto se intensifica, o Mecanismo Europeu de Proteção Civil foi ativado após um pedido da França", informa o serviço de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia numa publicação feita na rede social Twitter.

Este serviço precisa que "dois aviões serão mobilizados via UE para repatriar cidadãos na área de Wuhan para a Europa".

Já hoje, a Comissão Europeia tinha admitido disponibilizar o Mecanismo Europeu de Proteção Civil, usado para catástrofes naturais, para possibilitar o repatriamento de cidadãos da UE na China.

Com a ativação deste mecanismo, Bruxelas fornece apoio logístico e financeiro para o repatriamento dos cidadãos europeus.

Outros Estados-membros, entre os quais Portugal, já equacionaram recorrer ao repatriamento de cidadãos portugueses que se encontram em Wuhan.

A região de Wuhan foi colocada em regime de quarentena, situação que afeta 56 milhões de pessoas.

A China elevou para 106 mortos e mais de 4 mil os infetados no seu território no mais recente balanço do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório