Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Irão: Pompeo pediu a Bagdad para proteger soberania do Iraque

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pompeo, pediu hoje ao primeiro-ministro iraquiano, Adil Abdul-Mahdi, para proteger "a soberania" do Iraque, depois do ataque com granadas-foguete de domingo à embaixada norte-americana em Bagdad.

Irão: Pompeo pediu a Bagdad para proteger soberania do Iraque
Notícias ao Minuto

21:37 - 27/01/20 por Lusa

Mundo EUA/Irão

"Conversei hoje com o primeiro-ministro do Iraque, Adil Abdul-Mahdi, sobre o ataque com granadas-foguete de ontem [domingo] contra a nossa embaixada, um ataque flagrante à soberania do Iraque", escreveu Mike Pompeo na rede social Twitter.

O Governo iraquiano deve "tomar medidas imediatas para proteger" as instalações diplomáticas norte-americanas, "tal como é requerido pela lei internacional", prosseguiu o secretário de Estado dos EUA.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, citado pela agência France-Presse (AFP), Mike Pompeo mostrou "indignação pelos repetidos ataques de grupos armados iranianos contra instalações dos EUA" no Iraque.

Três das cinco granadas-foguete lançadas no domingo em Bagdad, capital do Iraque, caíram na embaixada norte-americana, atingindo uma cantina durante a hora de jantar, mas sem causar vítimas.

A AFP adiantou que é a primeira vez que os disparos de mísseis atingem diretamente a embaixada dos Estados Unidos, localizada na "Zona Verde" de Bagdad, que tem sido alvo de tentativas de ataque nos últimos meses.

A embaixada dos EUA não respondeu às questões colocadas pela AFP, mas as forças de segurança iraquianas disseram que não houve vítimas.

É a segunda vez numa semana que a missão diplomática norte-americana é alvo de tentativas de ataque.

Em 20 de janeiro, três 'rockets' caíram perto da embaixada. Uma fonte norte-americana disse à AFP que um deles caiu perto da residência do assistente do embaixador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório