Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Pequim regista a primeira morte devido ao novo coronavírus

A capital chinesa registou ainda o caso mais jovem com o vírus, uma menina de apenas nove meses.

Pequim regista a primeira morte devido ao novo coronavírus
Notícias ao Minuto

16:22 - 27/01/20 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Coronavírus

As autoridades de Pequim anunciaram, esta segunda-feira, que ocorreu na capital chinesa a primeira morte pelo novo coronavírus, que já matou 81 pessoas no país.

De acordo com a France 24, a vítima era um homem de 50 anos que visitou a cidade de Wuhan, o epicentro do surto, no dia 8 de janeiro e desenvolveu febre depois de retornar a Pequim, sete dias depois da viagem.

O homem só se dirigiu ao hospital no dia 21 de janeiro, onde acabou por ficar internado. Morreu esta segunda-feira, de insuficiência respiratória, na sequência do vírus.

Há registo de mais de 2700 casos de coronavírus, espalhados por mais de uma dezena de países, de quatro continentes.  Em Pequim, foram diagnosticados 80 casos, entre os quais o paciente mais jovem a contrair o vírus, uma menina de apenas nove meses.

A China tinha elevado hoje para 80 mortos - antes de ser anunciado este caso em Pequim - e mais de 2.700 infetados o balanço de vítimas do novo coronavírus detetado no final do ano em Wuhan, capital da província de Hubei (centro).

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Camboja, Nepal, Malásia, França, Austrália e Canadá.

As autoridades chinesas, que já admitiram que a capacidade de propagação do vírus se reforçou, decretaram restrições drásticas de viagens em todo o país para tentar conter a propagação do surto.

Wuhan, cidade com 11 milhões de habitantes, está em quarentena e isolada do mundo desde a passada quinta-feira.

A maioria das lojas de comércio em Wuhan está encerrada e está proibida a circulação de veículos não essenciais.

Pequim, por sua vez, interrompeu a circulação de autocarros de longa duração de ou para a capital chinesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório