Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Advogado confirma que Rui Pinto é o denunciante do Luanda Leaks

William Bourdon revelou ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação que Rui Pinto é a única fonte da fuga de informação sobre Isabel dos Santos.

Advogado confirma que Rui Pinto é o denunciante do Luanda Leaks
Notícias ao Minuto

08:07 - 27/01/20 por Notícias ao Minuto

Mundo Luanda Leaks

O advogado de Rui Pinto confirmou que o hacker português é o denunciante do Luanda Leaks, avança o Expresso. William Bourdon revelou esta segunda-feira através de um comunicado enviado ao Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) que Rui Pinto é a única fonte da fuga de informação sobre Isabel dos Santos. Bourdon, saliente-se, é também o presidente da PPLAAF, a Plataforma para Proteção de Whistleblowers em África.

"O PPLAAF está satisfeito por, mais uma vez, um whistleblower revelar ao mundo atos que vão contra o interesse público internacional. Tal como no caso do Football Leaks, estas revelações devem permitir o lançamento de novas investigações judiciais e assim na luta contra a impunidade dos crimes financeiros em Angola e no mundo", sublinha o advogado de Rui Pinto no comunicado. 

Bourdon esclareceu ainda que o hacker quis expor atividades ilegais e alertar para a cumplicidade dos facilitadores do mundo ocidental no enriquecimento de Isabel dos Santos.

Com esse propósito entregou no final de 2018 "um disco rígido contendo todos os dados relacionados com as recentes revelações sobre a fortuna de Isabel dos Santos, sua família e todos os indivíduos que podem estar envolvidos nas operações fraudulentas cometidas à custa do Estado angolano e, eventualmente, de outros países estrangeiros", frisa a nota de Bourdon

"Graças ao nosso cliente, os cidadãos portugueses e o mundo têm acesso à verdade de um extraordinário sistema de predação e corrupção, gravemente prejudicial para Portugal, Angola e outros países", acrescentou no comunicado. 

Ao Diário de Notícias, o advogado de Rui Pinto realçou que o hacker é a "única fonte" e que "Rui Pinto é o Edward Snowden da corrupção internacional. Tem a mesma escala de importância". 

"A responsabilidade das autoridades é agora agir e abrir as investigações necessárias - já abertas em Angola - e ao mesmo tempo recuperar elevadas somas de dinheiro, mas é preciso dizer que são as mesmas autoridades portuguesas que mantêm Rui Pinto na prisão há quase um ano, sob o pretexto de uma tentativa de extorsão, e que, até este momento, apenas pediram a sua colaboração com o exclusivo intuito de o autoincriminar", recorda William Bourdon

Este sábado o Público já tinha adiantado que a Polícia Judiciária acreditava que Rui Pinto era o denunciante do Luanda Leaks e que estava envolvido na fuga de informação dos mais de 715 mil ficheiros que deram origem à investigação liderada pelo ICIJ

O Luanda Leaks revelou como Isabel dos Santos acumulou uma fortuna de mais de 1,8 mil milhões de euros ao longo de vários anos e, principalmente, durante o período em que o seu pai, José Eduardo dos Santos, foi presidente de Angola. 

Rui Pinto está preso preventivamente. O hacker está acusado de 90 crimes em Portugal, entre os quais fraude informática e tentativa de extorsão, na sequência do caso Football Leaks

[Notícia atualizada às 8h36]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório