Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Morreu Antonio Franco, diretor de museu da Extremadura

O diretor do Museu da Extremadura e Iberoamericano de Arte Contemporânea (MEIAC), Antonio Franco, morreu no domingo, aos 64 anos, anunciou a instituição sediada em Badajoz, que detém a maior coleção de arte contemporânea portuguesa fora de Portugal.

Morreu Antonio Franco, diretor de museu da Extremadura
Notícias ao Minuto

00:14 - 27/01/20 por Lusa

Mundo Antonio Franco

com grande tristeza que comunicamos que morreu hoje o nosso amigo e diretor do MEIAC, Antonio Franco Domínguez. Um grande abraço e todo o nosso carinho à família e amigos", lê-se numa nota publicada na página do museu espanhol na rede social Facebook.

Em comunicado, a Junta da Extremadura lamenta a morte do historiador, crítico de arte, gestor de museus e comissário de exposições.

"Franco foi um dos grandes promotores da criação do MEIAC, que dirigiu como um projeto vital desde a sua fundação, em 1995, e que foi um marco para a arte contemporânea na região e para o diálogo cultural com a América Latina e Portugal", lê-se na mesma nota.

António Franco, que estudou História de Arte, foi responsável por "grandes exposições", como a dedicada ao movimento surrealista em Portugal (Surrealismo em Portugal 1934-1952), realizada em 2001, lembra o governo daquela comunidade autónoma de Espanha.

"Foi um precursor da cooperação cultural com Portugal, com projetos como a exposição 'Suroeste Literaturas Ibéricas' (2010) e através da construção de uma rede de alianças com os centros museológicos portugueses, como o MACE, de Elvas, ou a Fundação Eugénio de Almeida, de Évora, entre outros, para conseguir projetos expositivos conjuntos de grande qualidade", acrescenta.

Segundo o curador e crítico de arte português António Cerveira Pinto, Antonio Franco dedicava-se, nos últimos meses, aos preparativos do 25.º aniversário do MEIAC, designadamente duas exposições em colaboração com Portugal.

"A Extremadura e o Alentejo eram para ele uma só pátria. Um grande amigo do nosso país e dos países latino-americanos", escreve Cerveira Pinto, numa nota enviada à Lusa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório