Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Palestinianos admitem retirar-se de Oslo se Trump anunciar plano de paz

Os palestinianos admitem retirar-se dos acordos de Oslo, que regulam as relações entre Israel e a Autoridade Palestiniana, se o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar o seu plano de paz para a região, anunciou o secretário-geral da OLP.

Palestinianos admitem retirar-se de Oslo se Trump anunciar plano de paz
Notícias ao Minuto

15:48 - 26/01/20 por Lusa

Mundo Palestina

Se Trump anunciar o seu plano, o que está previsto para terça-feira, a Organização de Libertação da Palestina (OLP) reserva-se o direito de se "retirar do acordo provisório", nome dado aos resultados das negociações de Oslo, disse Saeb Erekat à agência AFP.

"Esse plano [de Trump] vai transformar a ocupação temporária em ocupação permanente", argumentou.

A declaração foi feita nas vésperas de o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e Benny Gantz, que lidera a oposição israelita e é novamente o principal rival de Netanyahu nas legislativas de março, viajarem para os Estados Unidos para se reunirem com Trump.

Os palestinianos, que recusam discutir com a administração Trump desde que o presidente norte-americano reconheceu Jerusalém como a capital de Israel, dizem não ter sido convocados para essas conversações.

A parte palestiniana já rejeitou o plano, que considera que contemplará a anexação do Vale do Jordão e de colonatos na Cisjordânia, assim como o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório