Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cuba está preparada para aguentar reeleição de Trump

O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, garantiu hoje que o país está preparado para enfrentar mais quatro anos de hostilidade dos Estados Unidos se Donald Trump for reeleito este ano, embora continue aberto ao diálogo.

Cuba está preparada para aguentar reeleição de Trump
Notícias ao Minuto

21:13 - 24/01/20 por Lusa

Mundo Cuba

"Podemos ter um relacionamento civilizado (...), mas eles [EUA] precisam de nos tratar como iguais, devem respeitar a nossa soberania e a nossa autodeterminação", disse Díaz-Canel a um grupo de jornalistas estrangeiros que o acompanharam numa visita ao interior do país, incluindo a agência espanhola Efe.

Numa paragem na cidade de Sancti Spíritus, Díaz-Canel lembrou que, para Cuba, "essas situações não são novas" e o país "está preparado para enfrentar tempos difíceis, com ou sem reeleição" do Presidente norte-americano, porque a história do Estado cubano "é feita de resistência e luta".

Cuba e os Estados Unidos enfrentam um dos momentos mais tensos das suas relações desde que a administração Trump reverteu a política de aproximação do presidente anterior, Barack Obama, e endureceu com novas sanções o embargo que mantém à ilha do Caribe há 60 anos.

O Presidente cubano considerou "ridículo" que os EUA anunciem semanalmente uma nova sanção contra o seu país e, de seguida, defenda que quer ajudar o povo cubano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório