Procurar

Cuba está preparada para aguentar reeleição de Trump

O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, garantiu hoje que o país está preparado para enfrentar mais quatro anos de hostilidade dos Estados Unidos se Donald Trump for reeleito este ano, embora continue aberto ao diálogo.

Cuba está preparada para aguentar reeleição de Trump

© Reuters

Lusa
24/01/2020 21:13 ‧ há 5 anos por Lusa

Mundo

Cuba

"Podemos ter um relacionamento civilizado (...), mas eles [EUA] precisam de nos tratar como iguais, devem respeitar a nossa soberania e a nossa autodeterminação", disse Díaz-Canel a um grupo de jornalistas estrangeiros que o acompanharam numa visita ao interior do país, incluindo a agência espanhola Efe.

Numa paragem na cidade de Sancti Spíritus, Díaz-Canel lembrou que, para Cuba, "essas situações não são novas" e o país "está preparado para enfrentar tempos difíceis, com ou sem reeleição" do Presidente norte-americano, porque a história do Estado cubano "é feita de resistência e luta".

Cuba e os Estados Unidos enfrentam um dos momentos mais tensos das suas relações desde que a administração Trump reverteu a política de aproximação do presidente anterior, Barack Obama, e endureceu com novas sanções o embargo que mantém à ilha do Caribe há 60 anos.

O Presidente cubano considerou "ridículo" que os EUA anunciem semanalmente uma nova sanção contra o seu país e, de seguida, defenda que quer ajudar o povo cubano.

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10