Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Novo balanço na Turquia. Há 18 mortos e 553 feridos

Há ainda vários feridos e danos materiais.

Novo balanço na Turquia. Há 18 mortos e 553 feridos
Notícias ao Minuto

21:04 - 24/01/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Sismo

Há pelo menos 18 mortos confirmados na sequência do sismo de 6.8 na escala de Richter que abalou o leste da Turquia esta sexta-feira, avança a agência EFE

O abalo foi registado perto da cidade de Sivrice, na província de Elazig, no leste do país. A agência europeia de sismologia (EMSC) registou o sismo às 20h55 locais (17h55 em Lisboa) a uma profundidade de 10 quilómetros. Depois deste primeiro sismo, seguiram-se várias réplicas, as mais fortes com as magnitudes 5.4 e 5.1, indica a NBC News. 

À NTV, o governador Cetin Oktay Kaldirim revelou que três pessoas morreram na província de Elazig. Já de acordo com a agência estatal Anadolu, que cita o governador Aydin Barus,  outras cinco pessoas morreram na província vizinha de Malatya

Já quanto ao número de feridos, são pelo menos 553.  Mas estes números podem ser atualizados a qualquer momento, já que o ministro do Interior da Turquia, Suleiman Soylu, referiu que as equipas de resgate estão a tentar encontrar sobreviventes após a queda de um edifício com pelo menos quatro andares, em Maden, na província de Elazig.

Dada a intensidade do sismo, acreditam as forças de segurança que o abalo pode ter sido sentido em regiões distantes como a Síria, o Irão e o Líbano. 

Várias habitantes da região recorreram às redes sociais para demonstrar os danos materiais que o violento sismo provocou. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório