Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Soldados dos EUA com lesões cerebrais traumáticas após ataque com míssil

São 34 os soldados americanos diagnosticados. Na altura do ataque, no dia 8 de janeiro, Donald Trump tinha revelado que os EUA "não tinham sofrido baixas".

Soldados dos EUA com lesões cerebrais traumáticas após ataque com míssil
Notícias ao Minuto

18:29 - 24/01/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo EUA

O Pentágono confirmou, esta sexta-feira, que 34 soldados americanos foram diagnosticados com lesões cerebrais traumáticas após o ataque com um míssil iraniano à sua base norte-americana no Iraque, no passado dia 8 de janeiro.

Jonathan Hoffman, o porta-voz do Pentágono, citado pelo Guardian, acrescentou que oito soldados já tinham sido transportados para a Alemanha e para os Estados Unidos.

Recorde-se que o Presidente Donald Trump revelou, na altura, que os EUA "não tinham sofrido baixas" na sequência do ataque, que se traduziu numa represália pelo assassinato de Qasem Soleimani.

Mais tarde, recorda ainda o Guardian, o presidente dos EUA foi confrontado com relatos de lesões cerebrais, mas desvalorizou: "Ouvi dizer que tinham dores de cabeça. E algumas outras coisas. Mas eu diria que não é muito sério".

Michael Kaplen, presidente do Conselho de Coordenação dos Serviços de Traumatismos do Estado de Nova York e ex-presidente da Associação de Lesões Cerebrais do Estado de Nova York, disse estar "chocado com a declaração ignorante" feita por Trump.

"Igualar lesões cerebrais traumáticas como apenas uma dor de cabeça é um insulto e desrespeito aos milhares de militares que sofrem com a ferida de assinatura do conflito Iraque/Afeganistão", revelou.

Ainda de acordo com o especialista, as consequências de um traumatismo desta natureza pode "afetar todos os aspetos da vida de um indivíduo. Uma lesão cerebral é apenas 'leve' se for no cérebro de outra pessoa. Não há nada de leve numa lesão cerebral".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório