Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Reino Unido não confirma coronavírus. 14 casos suspeitos são negativos

No Reino Unido não há, para já, casos confirmados de coronavírus. Mas as autoridades acreditam que poderá haver "em breve".

Reino Unido não confirma coronavírus. 14 casos suspeitos são negativos
Notícias ao Minuto

16:37 - 24/01/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Coronavírus

O médico e epidemiologista britânico Chris Whitty, citado pela Sky News, revela que não há, para já, casos confirmados de coronavírus no Reino Unido. As análises realizadas aos 14 casos suspeitos deram negativo. 

O médico falou aos jornalistas à saída do comité de emergência do governo convocado para analisar o surto que já matou 26 pessoas na China. Pese embora não haja casos positivos, o responsável acredita que poderá haver "em breve". Por isso, o Reino Unido "testou medidas para responder", se necessário.

Para acautelar esta possibilidade, será instalado no aeroporto de Heathrow um centro de saúde pública, ainda na sexta-feira.

Nesta reunião de emergência marcaram ainda presença os ministros do Ministério do Interior, das Relações Exteriores e departamentos de transporte, educação e comunidades. Já o primeiro-ministro Boris Johnson não compareceu ao comité. 

Na quinta-feira, recorde-se, a Organização Mundial da Saúde (OMS) optou por não declarar uma emergência internacional face ao surto de coronavírus detetado na cidade de Wuhan. No entanto, reservou a possibilidade de reunir o comité no futuro para discutir novamente uma eventual emergência internacional, o que implicaria a implementação de medidas preventivas a nível global.

Os mais de 800 casos registados têm alimentado receios sobre uma potencial epidemia semelhante à da pneumonia atípica, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), que entre 2002 e 2003 matou 650 pessoas na China continental e em Hong Kong.

Além da China continental, foram já detetados casos em Macau, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Vietname, Singapura e Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório