Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Bulgária expulsa dois diplomatas russos suspeitos de espionagem

Dois diplomatas russos acusados de espionagem por procuradores búlgaros serão declarados 'personae non gratae' e expulsos do país, anunciou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros da Bulgária.

Bulgária expulsa dois diplomatas russos suspeitos de espionagem
Notícias ao Minuto

17:13 - 24/01/20 por Lusa

Mundo Bulgária

Ekaterina Zaharieva indicou que o seu gabinete recebeu as cartas dos procuradores com as acusações e que o embaixador russo em Sófia seria convocado.

Em comunicado, o gabinete dos procuradores explicou hoje que os russos estavam envolvidos em espionagem, mas não poderiam ser acusados devido à sua imunidade diplomática.

Os diplomatas recolheram alegadamente informações sobre as eleições nacionais da Bulgária e a segurança energética, segundo os procuradores.

O anúncio ocorre três meses depois da Bulgária expulsar um diplomata russo identificado pelos procuradores como estando envolvido em espionagem e também de ter recusado um visto para o adido de Defesa para a embaixada russa em Sófia.

Numa ação de retaliação, Moscovo expulsou um diplomata búlgaro um mês depois.

A Bulgária, o aliado mais próximo de Moscovo durante a Guerra Fria, é membro da NATO e da União Europeia, mas ainda continua a lutar para reduzir a sua dependência quase total no abastecimento energético russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório