Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sobe para 12 o número de mortos em Espanha devido à tempestade Glória

Os bombeiros encontraram um homem que estava desaparecido desde a manhã desta quinta-feira. Há ainda quatro desaparecidos.

Sobe para 12 o número de mortos em Espanha devido à tempestade Glória
Notícias ao Minuto

16:18 - 23/01/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Tempestade Glória

São já 12 as vítimas mortais causadas pela passagem da tempestade Glória em Espanha. Os bombeiros e os Mossos d'Esquadra encontram o corpo de um homem que estava desaparecido desde a manhã desta quinta-feira.  O cadáver estava dentro do carro que o espanhol conduzia, em CabacésTarragona. 

O carro em que o homem seguia, como dá conta o La Vanguardia, foi arrastado pelas cheias do rio Montsant. Recorde-se, aliás, que já esta manhã as equipas de resgate encontraram um dos desaparecidos na Catalunha. Essa vítima mortal é um homem de Girona que tinha saído com o carro e, desde então, nada se sabia dele. 

Devido à tempestade que não tem dado tréguas à vizinha Espanha, os operacionais têm trabalhado contra o relógio para encontrar os restantes quatro desaparecidos. 

Em relação estes desaparecidos, a imprensa espanhola detalha que um deles é um marinheiro que caiu ao mar, em Palamós, Catalunha, depois de ter sido arrastado por uma onda na madrugada de quarta-feira. 

Nas ilhas Baleares, está também desaparecido um jovem desde a tarde de segunda-feira. O espanhol de 27 anos praticava canoagem e as autoridades temem que tenha sido arrastado pela força da corrente. Em Ibiza, estão também desaparecidos dois homens desde terça-feira. Um deles é um cidadão de 41 anos residente na ilha e outro é um britânico de 25 anos.

A situação caótica após a passagem da tempestade levou o presidente da Generalitat (do governo da Catalunha), Quim Torra, a pedir ao primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, a "resolução dos défices estruturais da Catalunha que a tempestade Gloria agravou".

Na mesma linha, o presidente da Generalitat Valenciana, Ximo Puig, exigiu do Governo central "decisões rápidas" para reparar os danos causados pela tempestade Glória nos destinos turísticos da comunidade valenciana e garantir que estejam "em plena capacidade" na Semana Santa.

Desde domingo, o leste de Espanha, nomeadamente Barcelona, está a ser fustigado por chuvas fortes, nevões, rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora e ondas com mais de 10 metros de altura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório