Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2020
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 20º

Edição

Relógio do Apocalipse continua a contar 100 segundos para a meia-noite

Relógio simbólico foi esta quinta-feira acertado e cientistas falam em "estado de emergência".

Relógio do Apocalipse continua a contar 100 segundos para a meia-noite
Notícias ao Minuto

15:25 - 23/01/20 por Notícias Ao Minuto 

Mundo Relógio do Apocalipse

O Relógio do Apocalipse foi esta quinta-feira acertado e as notícias não são animadoras: o mundo continua a 100 segundos da meia-noite. O que esta contagem significa é que, metaforicamente, o mundo está a 100 segundos do fim.

A contagem é feita anualmente pela revista Bulletin of the Atomic Scientists e este ano a contagem foi mantida igual à de 2019. Em 2018, os ponteiros contavam dois minutos para a meia-noite.

"Dada a inação - e, em demasiados casos, ações contraproducentes - de líderes internacionais, os membros do Painel da Ciência e Segurança declaram um estado de emergência que requer a atenção imediata, comprometida e concentrada de todo o mundo. Faltam 100 segundos para a meia-noite. O relógio continua a contar. É necessária ação imediata", escreve o comunicado.

O prémio foi apresentado por Mary Robinson, antiga presidente da Irlanda, acompanhado de Ban Ki-moon, antigo secretário-geral das Nações Unidas, e ainda por Jerry Brown, da revista Bulletin of the Atomic Scientists.

Os ponteiros são movidos por dois comités: o Painel de Ciência e Segurança e o Painel de Patrocinadores, que inclui 15 cientistas laureados com prémios Nobel.

O relógio simbólico foi criado em 1947, para chamar a atenção para as crises globais que ameaçam a existência humana, como a ameaça nuclear ou as preocupações relacionadas com o aquecimento global.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório