Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Oito civis mortos em ataques aéreos russos em Idlib

Oito civis, incluindo várias crianças, foram mortos hoje em ataques aéreos russos na província de Idlib, no noroeste da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Oito civis mortos em ataques aéreos russos em Idlib
Notícias ao Minuto

14:54 - 23/01/20 por Lusa

Mundo Síria

Em declarações à agência de notícias France-Presse (AFP), o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane, explicou que oito pessoas, incluindo uma família inteira, morreram em Sarakeb e Arnaba (sul de Idlib) nos "bombardeamentos contínuos da aviação russa".

Entre as vítimas mortais estão cinco crianças, segundo a organização não-governamental (ONG), que tem uma vasta rede de fontes no país em guerra.

Em Sarakeb, eram deslocados e cuja tenda ficava perto do local bombardeado, referiu um correspondente da AFP.

Desde o início de dezembro, o regime sírio e o seu aliado russo intensificaram a sua ofensiva na região de Idlib, habitada por quase três milhões de pessoas, metade deles deslocados, uma área que ainda escapa ao poder de Damasco.

Esta nova escalada concentra-se no sul da província de Idlib e no oeste de Alepo, região atravessada por uma estrada que liga a cidade de Alepo à capital Damasco.

A província de Idlib e algumas zonas das regiões vizinhas de Alepo, Hama e Latakia são dominadas pelos 'jihadistas' do grupo Hayat Tahrir al-Cham (HTS), um antigo ramo sírio da Al-Qaida e albergam outros grupos rebeldes.

O regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad, apoiado por Moscovo, realiza desde 2015, ataques terrestres e aéreos em Idlib a fim de desalojar essas fações.

Vários acordos de trégua apoiados pela Rússia e a Turquia foram anunciados, sem, no entanto, conseguirem pôr fim às hostilidades.

Após uma grande ofensiva realizada entre abril e agosto de 2019, Damasco reconquistou partes da região, incluindo a cidade estratégica de Khan Cheikhoun.

O Governo sírio, que agora controla mais de 70% do país, indicou estar determinado a recuperar toda a área.

Desde dezembro, quase 350 mil pessoas fugiram das suas casas, principalmente na província de Idlib, segundo a ONU.

O conflito na Síria, desencadeado em março de 2011 com a repressão de manifestações pró-democracia por Damasco, provocou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório