Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Mais de 600 rebeldes de vários grupos renderam-se às autoridades indianas

Mais de 600 rebeldes pertencentes a oito diferentes grupos rebeldes renderam-se hoje às autoridades indianas no Estado de Assam, respondendo a uma iniciativa de paz do governo, permitindo que se integrem na sociedade, anunciou a polícia.

Mais de 600 rebeldes de vários grupos renderam-se às autoridades indianas
Notícias ao Minuto

14:41 - 23/01/20 por Lusa

Mundo Índia

"Um total de 644 rebeldes pertencentes a oito grupos insurgentes diferentes renderam-se hoje, dando um grande impulso às iniciativas de paz do Governo, disse o chefe da polícia estadual de Assam, Bhaskar Jyoti Mahanta, a agência de notícias Associated Press (AP).

O chefe da polícia do Estado de Assam, Bhaskar Jyoti Mahanta, disse que os rebeldes também entregaram espingardas de assalto, granadas, bombas e outras armas.

Os rebeldes agora serão mantidos em campos administrados pelo Governo e beneficiarão de formação técnica para obterem empregos no futuro.

As forças do Governo estão a lutar contra dezenas de grupos étnicos insurgentes no nordeste da Índia, que pretendem obter desde mais autonomia à total independência.

A cerimónia de entrega hoje contou com a presença da principal autoridade eleita do Estado de Assam, Sarbananda Sonowal, e alguns oficiais de segurança.

Mais de 300 destes rebeldes pertencem à Frente de Libertação Nacional de Bengala, um grupo formado por volta de 2015 para proteger as pessoas de língua bengali de grupos armados rivais no Estado.

Os restantes pertencem à Força do Dragão Adivasi, que representa a comunidade Adivasi, e à Frente de Libertação Unida de Assam (ULFA), uma fação liderada por Paresh Baruah.

Outra fação da ULFA, liderada por Arabinda Rajkhowa, já está em negociações de paz com o Governo indiano.

No início deste mês, a Frente Democrática Nacional, um importante grupo insurgente liderado por B. Saoraigwra, assinou um acordo de cessar-fogo com as autoridades indianas no Estado de Assam.

Em 2012, mais de 1.800 rebeldes pertencentes a nove grupos deixaram as armas após outra proposta de paz do Governo.

As autoridades indianas disseram que o nível de violência relacionada à insurgência caiu substancialmente no Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório