"Um total de 644 rebeldes pertencentes a oito grupos insurgentes diferentes renderam-se hoje, dando um grande impulso às iniciativas de paz do Governo, disse o chefe da polícia estadual de Assam, Bhaskar Jyoti Mahanta, a agência de notícias Associated Press (AP).
O chefe da polícia do Estado de Assam, Bhaskar Jyoti Mahanta, disse que os rebeldes também entregaram espingardas de assalto, granadas, bombas e outras armas.
Os rebeldes agora serão mantidos em campos administrados pelo Governo e beneficiarão de formação técnica para obterem empregos no futuro.
As forças do Governo estão a lutar contra dezenas de grupos étnicos insurgentes no nordeste da Índia, que pretendem obter desde mais autonomia à total independência.
A cerimónia de entrega hoje contou com a presença da principal autoridade eleita do Estado de Assam, Sarbananda Sonowal, e alguns oficiais de segurança.
Mais de 300 destes rebeldes pertencem à Frente de Libertação Nacional de Bengala, um grupo formado por volta de 2015 para proteger as pessoas de língua bengali de grupos armados rivais no Estado.
Os restantes pertencem à Força do Dragão Adivasi, que representa a comunidade Adivasi, e à Frente de Libertação Unida de Assam (ULFA), uma fação liderada por Paresh Baruah.
Outra fação da ULFA, liderada por Arabinda Rajkhowa, já está em negociações de paz com o Governo indiano.
No início deste mês, a Frente Democrática Nacional, um importante grupo insurgente liderado por B. Saoraigwra, assinou um acordo de cessar-fogo com as autoridades indianas no Estado de Assam.
Em 2012, mais de 1.800 rebeldes pertencentes a nove grupos deixaram as armas após outra proposta de paz do Governo.
As autoridades indianas disseram que o nível de violência relacionada à insurgência caiu substancialmente no Estado.