Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coreia do Norte convidada para Conferência de Segurança de Munique

A Coreia do Norte foi convidada pela primeira vez para participar na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha, uma reunião mundial diplomática e de defesa que se realiza em fevereiro, indicaram hoje os organizadores.

Coreia do Norte convidada para Conferência de Segurança de Munique
Notícias ao Minuto

13:32 - 23/01/20 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

Segundo um porta-voz, Pyongyang vai enviar a Munique o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Kim Son Gyong.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo e o seu homólogo iraniano, Mohammad Javad Zarif, também estão entre os responsáveis esperados em Munique, no entanto, nesta fase, ainda não se sabe se estão previstas reuniões bilaterais entre os vários responsáveis.

Tanto o Irão como a Coreia do Norte estão envolvidos em controversos programas nucleares e em conflito com os Estados Unidos sobre o assunto.

Pyongyang advertiu na terça-feira em Genebra, Suíça, que poderia procurar um "novo caminho" para defender os seus interesses e acelerar o seu programa de armamento após novas sanções norte-americanas, enquanto as negociações entre os dois países encontram-se num impasse.

A lista de participantes na Conferência de Segurança de Munique ainda não está finalizada.

Segundo os organizadores, três altos funcionários dos Estados Unidos devem participar na conferência. Além de Mike Pompeo, estarão presentes o secretário da Defesa norte-americano, Mark Esper e a líder da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi.

Desde 1963, a Conferência de Segurança de Munique recebe dezenas de chefes de Estado para debater a política de segurança internacional.

A edição de 2020 será realizada de 14 a 16 de fevereiro em Munique e terá como foco, em particular, o contexto das fortes tensões no Médio Oriente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório