Meteorologia

  • 08 ABRIL 2020
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Alemanha ilegaliza ramo da organização neonazi Combat 18

O ministro do Interior alemão anunciou hoje a ilegalização do ramo alemão da organização neonazi Combat 18, medida que pretende que seja "uma mensagem clara" para todos os grupos de extrema-direita e antissemitas.

Alemanha ilegaliza ramo da organização neonazi Combat 18

Mais de 200 agentes da polícia foram hoje mobilizados para operações de busca em locais frequentados por membros da organização em seis estados federados alemães -- Mecklemburgo-Pomerânia (nordeste), Brandeburgo (leste), Hesse (centro), Turíngia (centro), Renânia do Norte-Vestefália (oeste) e Renânia-Palatinado (sudoeste).

Nas operações foram apreendidos telemóveis, computadores, armamento, parafernália nazi e propaganda, precisou o ministro, Horst Seehofer.

"A proibição de hoje é uma clara mensagem de que o extremismo de direita e o antissemitismo não têm lugar na nossa sociedade", disse Seehofer.

O assassínio de nove imigrantes e uma polícia entre 2000 e 2009 pelo grupo Clandestinidade Nacional-Socialista (NSU), o "repugnante homicídio" do autarca Walter Lübcke em 2019 e o ataque antissemita em Halle no mesmo ano mostraram, "da forma mais brutal", que a extrema-direita e o antissemitismo "são uma ameaça considerável" à sociedade liberal, disse o ministro.

O Combat 18 Deutschland é acusado de "disseminar extremismo de direita e ódio antissemita" na sociedade alemã, através da organização de concertos de bandas de discurso extremista, segundo o Ministério.

O grupo é um ramo do grupo britânico Combat 18, uma ala do British National Party (BNP) fundada em 1992, em que o número 18 representa a primeira e a oitava letras do alfabeto, A e H, iniciais do líder nazi Adolf Hitler.

O ramo alemão "conquistou grande respeito nos meios de extrema-direita" da Alemanha e é visto como um símbolo do extremismo violento, disse o ministro.

Este é o 18.º grupo de extrema-direita proibido pelo Ministério do Interior alemão.

O último foi o chamado Weisse Wölfe Terrorcrew (Grupo Terrorista dos lobos Brancos), em 2016.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório