Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líbia: Argélia recebe hoje chefes da diplomacia dos países vizinhos

A Argélia acolhe hoje uma reunião dos chefes da diplomacia dos países vizinhos da Líbia, no âmbito dos esforços internacionais para obter uma solução política para a crise líbia.

Líbia: Argélia recebe hoje chefes da diplomacia dos países vizinhos
Notícias ao Minuto

05:36 - 23/01/20 por Lusa

Mundo Líbia

"Por iniciativa da Argélia", vai decorrer em Argel "um encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países vizinhos da Líbia, com a participação da Tunísia, Egito, Sudão, Chade e Níger", indicou um comunicado do ministério divulgado na quarta-feira, acrescentando que "o ministro dos Negócios Estrangeiros do Mali também assistirá a este encontro devido às implicações da crise líbia neste país vizinho".

"Esta reunião insere-se no âmbito dos esforços intensos da Argélia de coordenação e concertação entre os países vizinhos e os atores internacionais com o objetivo de acompanhar os líbios na via de uma resolução pacífica da crise através de um diálogo inclusivo entre todas as partes", sublinhou o ministério argelino.

"Durante este encontro, serão expostos os últimos desenvolvimentos na Líbia (...) para permitir aos irmãos líbios a resolução da crise do seu país longe de qualquer ingerência, qualquer que seja a sua natureza", acrescentou o comunicado.

A Argélia, que pretende manter uma distância igual entre os dois campos que se confrontam na guerra civil líbia, multiplicou nas últimas semanas as consultas destinadas a tentar garantir uma solução política.

Após o primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte e os chefes da diplomacia francesa, turca, egípcia e italiana, o Presidente turco Recep Tayyip Erdogan é esperado no domingo em Argel para uma visita de dois dias.

A eleição em 12 de dezembro do novo Presidente Abdelmadjid Tebboune -- num escrutínio boicotado pelo movimento de contestação "Hirak" e com uma taxa de participação que rondou os 40% --, alterou um prolongado ocaso da Argélia nos assuntos internacionais.

O novo chefe de Estado, e ex-primeiro-ministro de Bouteflika, reuniu em finais de dezembro o Alto Conselho de Segurança para delinear "uma política externa dinâmica e pró-ativa" na região, em particular a crise na Líbia, um motivo de grande preocupação para Argel pelo facto de compartilharem uma fronteira comum com cerca de mil quilómetros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório