Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Líbia: Único aeroporto a funcionar em Tripoli reabre após algumas horas

O único aeroporto em funcionamento na capital da Líbia, Tripoli, já reabriu depois de hoje de manhã os voos terem sido suspensos na sequência de tiros de 'rockets'.

Líbia: Único aeroporto a funcionar em Tripoli reabre após algumas horas
Notícias ao Minuto

17:53 - 22/01/20 por Lusa

Mundo Líbia

O porta-voz das forças do governo de acordo nacional (GAN, reconhecido pela ONU e sediado em Tripoli), Mohamad Gnounou, disse que o aeroporto internacional de Mitiga foi alvo de "seis 'rockets' Grad", um ato que constituía "uma ameaça flagrante" para a segurança do tráfego aéreo e uma "nova violação do cessar-fogo", instaurado desde 12 de janeiro entre os beligerantes líbios.

Gnounou acusou "as milícias do criminoso de guerra (Khalifa) Haftar" dos disparos.

Mitiga é um alvo estratégico para as forças da oposição e, desde o início, a 4 de abril, de uma ofensiva do Exército Nacional Líbio (ENL), dirigido pelo marechal Khalifa Haftar, homem forte do leste da Líbia, pelo controlo de Tripoli, o aeroporto já foi várias vezes alvo de ataques aéreos e de disparos de 'rockets' atribuídos aos pró-Haftar.

Estes acusam o GAN de utilizar o aeroporto para fins militares, o que o governo sediado em Tripoli e reconhecido pela ONU desmente.

Um porta-voz das forças do marechal Haftar reconheceu hoje ter sido abatido um veículo aéreo não tripulado ('drone') de fabrico turco sobre Mitiga.

As forças pró-Haftar acusaram o 'drone' de tentar atingir alvos do ENL na capital líbia.

O GAN é apoiado pela Turquia, bem como pelo Qatar e Itália, enquanto Haftar conta com a ajuda do Egito e dos Emirados Árabes Unidos, além da Rússia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório